Transparência na Gestão Pública.

07/03/2017

Contribuição da transparência na gestão pública

A criação de instrumentos legais possibilitou a obrigatoriedade e padronização dos meios utilizados por todos os entes federativos na transparência da prestação de contas dos recursos públicos à sociedade em canais de comunicação mais acessíveis.

A transparência aliada ao controle social é a grande esperança para reduzir as práticas de corrupção que ocorrem na administração pública brasileira e contribuem de forma significativa para o exercício da cidadania e prevenção de práticas corruptas, diante da comunicação que passa a existir entre governo e sociedade.

Assim, quando se permite o acesso a informação, cria-se uma ferramenta para garantir que o Estado trabalhe de forma mais eficiente e talvez com menos dispêndios de recursos. Pois essas informações são discutidas pela sociedade em geral, tornando-se mais eficazes.

O acesso a informação contribui imensamente para melhorar a relação entre governo e sociedade, pois possibilita debates sobre a utilização de recursos públicos, através da criação de mecanismos de controle, fiscalização e transparência dos atos de gestão dos administradores públicos.

Fonte: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso/arquivos_artigos/artigos/1034/20140423130922.pdf