Saiba como lidar e resolver conflitos no ambiente de trabalho

10/04/2018

Em certos períodos de maior atividade, é inevitável que os setores exerçam certa pressão sobre seus colaboradores. Ao mesmo tempo, diversas opiniões e personalidades diferentes precisam conviver em harmonia e entrar em consenso a respeito de projetos, processos e tarefas.

Com isso, é inevitável que surjam alguns conflitos no ambiente de trabalho. E, para que esse tipo de problema não atrapalhe a rotina e o ambiente organizacional, é muito importante lidar bem com eles.

Tem dificuldades com essas questões? Este artigo mostra algumas dicas preciosas para resolver tudo com calma e muito profissionalismo. Confira!

Invista em uma boa comunicação

A falta de comunicação é um dos principais motivos que estimulam conflitos no ambiente de trabalho. Uma informação repassada de maneira descuidada pode gerar diversos transtornos, como atrasos, falhas e perda de informações.

Portanto, invista em bons recursos de comunicação dentro do órgão. Reuniões, ferramentas tecnológicas e, até mesmo, um momento descontraído para um café ajudam muito na troca de ideias saudáveis e na compatibilidade de ações. Assim, caso algum problema surja, será possível resolvê-lo com tranquilidade.

Mantenha a postura profissional

Por mais que, às vezes, pareça difícil, nunca leve um conflito para o lado pessoal. É muito importante se lembrar de agir unicamente com postura profissional e deixar de lado qualquer termo que ultrapasse a linha de equilíbrio entre essas duas vertentes da vida.

Alimentar o ego, desejar sobressair a qualquer custo e insistir em levar a insatisfação para frente não ajudará a encerrá-la. Pelo contrário, apenas deixará o ambiente e o clima mais pesados. Saiba até onde ir e respeite o cargo que ocupa.

Saiba ouvir todos os lados

Um conflito pequeno pode ser proveniente de uma causa não muito clara. Por vezes, até mesmo, tem ligação com outro fator mais difícil de ser constatado. Sendo assim, é fundamental ouvir todos os lados envolvidos no problema, para identificar suas reais motivações.

Ao ouvir um relato, nunca interrompa ou critique. Manifeste-se somente quando tiver uma percepção generalizada da situação. E, é claro, não deixe de observar contradições e especificidades de cada ponto de vista. Dessa forma, será mais simples entender o que ocasionou a divergência em questão e resolvê-la de forma justa.

Seja imparcial em relação aos conflitos no ambiente de trabalho

Imparcialidade e empatia funcionam muito bem para resolver conflitos no ambiente organizacional. Não é preciso concordar ou discordar a todo o momento com uma das partes responsáveis pela questão. No entanto, é necessário mostrar que, seja qual for sua opinião, você está disposto a ouvir e entende os motivos que levaram ao desentendimento.

Sempre pondere suas pontuações e nunca levante o tom de voz. Se tiver bons argumentos que acalmem a situação, melhor. Nessa hora, é muito importante não dividir ainda mais a equipe e nem correr o risco de colocar um setor contra o outro, por exemplo.

Não deixe pendências

Adiar a solução de um desentendimento resulta em uma bola de neve. Os detalhes se acumulam, desenvolvem novos mal-entendidos, e o cenário se torna cada vez mais confuso e complicado. Com conflitos no ambiente de trabalho, o cuidado para que isso não aconteça deve ser redobrado.

O ideal é não deixar pendências e suavizar o atrito o quanto antes. Observe os colegas e o andamento de processos internos, para impedir, a tempo, que coisas fáceis de lidar se transformem em grandes empecilhos. Se a bola de neve continuar presente, paciência: é preciso destrinchá-la até que seja eliminada.

Essas são apenas algumas maneiras de lidar com conflitos no ambiente de trabalho. Resolvê-los pode ser um desafio, mas basta aplicar essas dicas na prática para obter um bom resultado.

Este artigo foi útil para você? Então assine nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos que contribuirão bastante para sua vida profissional. Vamos lá!

Enable People Service Ltda