Por que aplicar uma avaliação de desempenho nos Servidores Público(Estatutários ou Celetista)?

08/12/2016

                     A administração pública encontra-se em um momento de transição, passando de um ambiente extremamente técnico, burocrático e racional para uma atmosfera onde é exigida mais qualidade na prestação de serviços. Devido a isso, a área de Recursos Humanos adquire um papel essencial, no conceito em que se torna responsável por reelaborar sua política de atuação com referência aos funcionários, encarregados de adotar uma atitude diferente frente à nova administração pública (LOTTA, 2002) para tanto encontram na Avaliação de Desempenho:

  • Uma Análise regular e sistemática do desempenho de cada servidor em estagio probatório ou em período de estabilidade, comparado com as tarefas que executa, com as metas e resultados pretendidos e com o seu potencial de desenvolvimento;
  • Tem em mãos uma Ferramenta que facilita e organiza a apreciação do valor, analisando os pontos fortes e fracos de uma pessoa e permitindo que se verifique, sobretudo, qual é a sua contribuição atual e potencial para a instituição.

Fontes:

  • Guia para Modelo de Avaliação de Desempenho - ABRAPP
  • HANSEN, Adriana de Oliveira. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. Disponível em
  • http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/trabalhosPD. Acedido em 08/09/2011
  • LOTTA, Gabriela Sphangero. Avaliação de desempenho na área pública: Perspectivas e Propostas frente a dois casos práticos. RAE - Revista de Administração de Empresas. v.1, n. 2,p. 1-12, jul/dez. 2002.

Deixe sua opinião a respeito e contribua para que juntos possamos ampliar nossos conhecimentos.

Dinamar Makiyama