A EFD-REINF substituirá a GFIP e EFD-REINF também substituirá a DIRF.

14/09/2017

NOTA TÉCNICA da RFB: FIM DA GFIP E DA DIRF JÁ TEM PRAZO

Hoje, 11/09/2017 foi publicada Nota Técnica pela RFB no Portal SPED com a informação sobre o fim da GFIP e o fim da DIRF, confira a nota técnica:

Nota Técnica EFD-Reinf - Evento R-2070 - Retenções na Fonte - IR, CSLL, Cofins, PIS/PASEP

Publicado em 11/09/2017

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais - EFD-REINF - constitui um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - Sped - e é um projeto da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB.

Logo no início de sua implantação, a EFD-REINF substituirá a GFIP referente às informações tributárias previdenciárias prestadas nesses instrumentos e que não estão contempladas no eSocial.

Num segundo momento, após sua implantação, a EFD-REINF também substituirá a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte - DIRF.

Entretanto, o cronograma prevê a entrada da EFD-REINF em dois períodos: janeiro e julho de 2018, conforme previsto na Instrução Normativa RFB nº 1701, de 14/03/17. Dessa forma, a DIRF não será substituída logo de imediato, referente ao ano-calendário 2018 (DIRF 2019).

Sendo assim, o evento da EFD-REINF que colherá informações a respeito de Retenções na Fonte, denominado "R-2070 - Retenções na Fonte - IR, CSLL, Cofins, PIS/PASEP", não estará disponível para o início da primeira entrada em produção, em janeiro de 2018. As demais informações previstas nos leiautes publicados em setembro de 2017 (versão 2) serão exigidas dentro do cronograma mencionado.

Seja um Analista de eSocial no seu local de trabalho - Consulte as datas das formações no site www.enablepeople.com.br

Professor: Claudemir Leme Duarte

Administrador de Empresas, pós-graduado em Recursos Humanos. Atua a mais de 25 anos na área de Recursos Humanos. Consultor há 15 anos, realiza trabalhos em Estruturação de RH, Administração Departamento Pessoal, Implantação de Programas de Remuneração fixa e variável, Avaliação e Gestão por Competências e Resultados, PLR, Negociação Sindical, Auditoria Trabalhista, Cursos, Treinamentos em Legislação Trabalhista / Previdenciária e Treinamento e Assessoria na implantação do eSocial em Empresas Privadas e Órgãos Públicos.