Avaliação ou Monitoramento de Desempenho do Servidor ?

25/02/2018

Tema: Estágio Probatório.

Diferenças entre avaliação anual do novo servidor e monitoramento semestral ou trimestral.

O monitoramento é uma atividade gerencial interna, realizada sistematicamente durante o período de validade do estágio probatório, para se souber como uma intervenção (Avaliação do Desempenho) leva o novo servidor a evoluir quanto a sua eficiência ao longo do tempo.

A avaliação de desempenho do agente público ao ser implantada necessita de contemplar metas iniciais para que o novo servidor possa ter conhecimento do que se espera dele quanto a desempenho, eficiência, eficácia e produtividade.

Á Gestão deve dimensionar as metas e as métricas potenciais para medir os efeitos desta avaliação e se o que se pretende atingir é factível, visto a experiência pregressa do novo servidor, caso não seja definir os tipos de intervenção a ser executada para que se alinhe o caminho em direção as metas.

Os desafios para um bom monitoramento são: 

- Identificar os objetivos que a avaliação de desempenho busca alcançar;

- Elaborar indicadores que possam monitorar o progresso em relação às metas; 

- Fixar metas quantitativas e temporais para cada indicador além de monitorar o progresso observando periodicamente (a cada trimestre, semestre ou ano).

A avaliação de desempenho é o conjunto das informações provenientes do monitoramento trimestral e semestral para realizar o julgamento que lhe cabe a respeito da eficiência, eficácia e efetividade dos servidores; com o objetivo de verifica se o plano originalmente traçado está, de fato, produzindo as transformações pretendidas.

Dinamar Makiyama

Presidente do Instituto de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - IGDRH