Por que a maioria dos Planos de Carreira, Cargos e Salários do Setor Público tendem a fracassar antes de serem implantados?

15/02/2017

 O que me motivou o texto de hoje é a quantidade de Planos de Cargos e Salários e Avaliações de Desempenho que fracassam na sua implantação.

É bom salientar que um plano de carreira, por mais simples que seja, mesmo do menor e mais distante município, como Amaraji em Roraima ou Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul, deve estar alicerçado na Declaração Universal dos Direitos Humanos que prevê o direito à educação, na Constituição Federal, em Leis Federais, como a LDB e Lei do FUNDEB, nas resoluções, portarias e pareceres do MEC, Constituição Estadual, Lei Orgânica Municipal e Estatuto do Magistério.

Se planeja implantar um PCCS, comece com uma GESTÃO DEMOCRÁTICA, debata o tema com a categoria, com o Poder Executivo, vereadores e a população do município através de audiências públicas. Monte um acervo de todas as leis municipais que tratem dos profissionais e seus benefícios, faça um mapeamento da formação destes profissíonais, independente de qual área este plano abrangerá.

E fique certo que o sucesso de qualquer PCCS passa por planos de carreira bem elaborados, confeccionados de tal forma, que seja o plano não do prefeito, do vereador, do presidente do orgão e não do sindicato, MAS DOS PROFISSIONAIS que terão sua carreira fortemente influenciada.

Dinamar Makiyama

Enable People Services Ltda

UMA EMPRESA DO GRUPO MAKIYAMA

relacionamento@enablepeople.com.br