O Treinamento e Desenvolvimento dos Servidores de forma híbrida, o que isto implica ?

14/11/2017

O Treinamento e Desenvolvimento híbrido é uma modalidade de educação de inovação sustentável pois combinam com a proposta que traz o melhor dos dois mundos: 

O online e o off-line

O processo ocorre in-company onde os alunos participantes interagem entre si trocando experiências.
Já o online "em casa" este servidor deve utilizar os meios digitais para que ele tenha mais autonomia à forma de aprendizagem.
Nesse quesito, as duas modalidades se completam, pois proporcionam diferentes experiências na forma de aprendizado.
No entanto, somado aos benefícios da educação a distância (EAD), vêm algumas dúvidas; entre elas, se os treinamentos on-line fora do expediente contam como hora extra.

A Instituição Pública, afinal, deve pagar a mais quem estuda depois do trabalho?  Não...?

Esse é o entendimento da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) absolveu o Bradesco do pagamento de horas extras a um bancário que alegou ter realizado cursos on-line em casa aos finais de semana.

No processo, o funcionário afirmou que durante os 10 anos em que trabalhou nesse banco, realizou, por obrigação, 20 cursos fora do expediente. Baseado nesse argumento, o TRT condenou o Bradesco a pagar oito horas extras ao bancário. O banco recorreu da decisão: assumiu a obrigatoriamente de realização dos treinamentos on-line, mas não fora do expediente. Também alegou que a qualificação beneficiou o funcionário nos campos pessoal e profissional, inclusive com a abertura de portas para o mercado. Diante do apelo, o TRT reformou a sentença para absolver o Bradesco. Em novo recurso, dessa vez do trabalhador, o TRT manteve a absolvição da empresa, por falta de provas da realização dos cursos EAD fora da jornada de trabalho.

Esse caso levanta o debate sobre a incorporação de treinamentos corporativos a distância na rotina de trabalho. A Instituição Pública deve certificar que os funcionários qualifiquem-se apenas durante o expediente, para evitar problemas judiciais como o vivido pelo Bradesco.

Os treinamentos ibridos desenvolvidos pelo Grupo Makiyama em especial os da Enable People e IGDRH, são administrados por senhas que possibilitam ao Gestor definir em que período ou horário o servidor poderá acessar a plataforma de treinamentos.

Acesse a Aba de Cursos e Formações disponível no site www.enablepeople.com.br e planeje 2018 com os treinamentos híbridos do Grupo Makiyama.

                                                   Dinamar Makiyama - Diretora Executiva