Saiba como medir o desempenho da equipe na gestão pública!

29/04/2018

A gestão pública enfrenta diversos desafios e um deles é medir o desempenho da equipe em seu cotidiano. Para vencer essa questão, os indicadores de desempenho podem ser implantados conforme metas e objetivos organizacionais.

Sua principal função é regular a produtividade de profissionais e estabelecer uma rotina que otimize serviços e operações. Assim, um acompanhamento mais aprofundado passa a ser feito e ajuda a avaliar o impacto causado pelas mudanças implementadas para melhorar a performance dos servidores públicos.

No entanto, para entender esses indicadores e colocá-los em ação da forma correta, é preciso se informar. Portanto, se esta é sua intenção, continue com a leitura deste artigo!

Indicador de tempo de resolução de problemas

Os órgãos públicos devem atuar de acordo com a chamada lei da transparência. Ou seja, precisam ter total controle do tempo de resolução de problemas para verificar como anda a eficiência operacional do local e prestar contas a respeito disso.

Para tanto, os indicadores podem atuar exatamente nessa identificação. Eles conseguem capturar pontos de falha em cada processo e direcionar soluções para que sejam corrigidas, de modo a ajustar o desempenho da equipe e ainda harmonizar eventuais conflitos.

Assim, as tarefas passarão a ser executadas em menos tempo, mas com total qualidade. É importante ressaltar que os indicadores de desempenho contribuem tanto para os serviços internos, como desenvolvimento de contratos e organização de sistemas, quanto para os serviços prestados para a população.

Indicador do nível de serviço de entrega

Os indicadores de nível de serviço de entrega são utilizados para demonstrar o desempenho da equipe em relação ao seu processo de logística. Um órgão público é burocrático e demanda processos um pouco mais longos do que os das empresas privadas.

Assim, este número deve sempre ser o mais elevado possível. Afinal, é uma operação extremamente detalhada, que costuma passar por diversas vistorias e, se algo não anda bem, deve ser solucionado imediatamente para não acarretar em atrasos.

Indicador de qualidade na gestão pública

Na gestão pública, quem fornece as medidas de satisfação sobre a qualidade de um setor é a população. Sendo assim, é fundamental ceder um espaço para que ela se manifeste, de forma anônima ou não.

Os resultados poderão servir como um termômetro de desempenho da equipe, pois a avaliação virá de uma fonte totalmente confiável e atenta. Se algo não vai bem, nem sempre é possível perceber internamente, então é fundamental que quem está do lado de fora dê o veredito final.

Indicadores de engajamento da equipe

Aqui, o foco são os próprios servidores públicos. Assim como no setor privado, eles é quem fazem um processo ser ágil e contribuem para o sucesso da gestão. Como lidam diretamente com o público, são indispensáveis para a estruturação do órgão.

Mas como está o engajamento desses agentes? Eles se sentem envolvidos e fazendo parte de projetos e processos? Sabem o quanto são importantes para fomentar eficiência na resolução de problemas? A análise deve se estender a toda uma repartição, tanto quanto individualmente, para se ter uma visão ampla sobre o desempenho da equipe.

Essas informações foram úteis para você? Sente-se preparado para identificar e mensurar o desempenho da equipe? Em caso positivo, não deixe de ter acesso a outros conteúdos como esse e aprimorar seus conhecimentos: assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente em seu e-mail!