Formação de Analista Comportamental

MÓDULO I: 

  • Desafios da Avaliação de Competências Organizacionais;
  • O papel e as competências necessárias a um Avaliador;
  • A Ética do Avaliador;
  • Limites de ação do Avaliador;

MÓDULO II:

  • Conhecendo Dinâmicas de Grupo e Jogos Empresariais, sua lógica e seus objetivos pela visão da observação;
  • Introdução as Técnicas de Aplicação de Jogos Empresariais;
  • Técnicas e Formulários de Leitura Comportamental no momento do jogo;
  • Técnica de Discussão e Avaliação dos Comportamentos Observados durante o jogo - Fechamento da Ficha de Observação.

MÓDULO III:

  • Avaliando Comportamentos Observáveis versus Competências;
  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV;
  • Técnica de Condução de Entrevista Devolutiva e Orientação para o Desenvolvimento de Competências.

OBJETIVO FINAL:

Ao término do curso, os participantes estarão aptos a compreender as técnicas de CONSULTORIA EM AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL, poderão atuar nos diferentes cenários empresariais e ANALISAR os avaliados sob diversos ângulos referenciais de comportamento.

FUNDAMENTAÇÃO: É comum na área Organizacional encontrar profissional que aplicam maravilhosamente uma Dinâmica de Grupo ou um Jogo de Negócios, porém quando precisam fazer uma leitura sistemática dos comportamentos apresentados pelos candidatos e fundamentar sua decisão, se perdem em achismo, crenças com base em seus valores pessoais e não o fazem de maneira analítica apontando o comportamento apresentado versus a competência avaliada.

PÚBLICO ALVO: PSICÓLOGOS, COACHES, ASSISTENTES SOCIAIS, CONSULTORES DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E COMPETÊNCIAS.

GESTORES E LÍDERES com formação em nível superior, que busquem conhecimentos específicos para o aprimoramento de sua capacidade de avaliação comportamental e seu link com as competências organizacionais, além de desenvolvimento e qualificação profissional

OBJETIVOS:

Desenvolver a competência para fazer a leitura de comportamentos e ligá-los as competências inerentes a função.

Desenvolver a habilidade de identificar as nuances de "representação" no discurso do candidato ou colaborador em uma situação de avaliação ou reunião;

Aprimorar as habilidades e Competências do profissional que atua na área de Avaliação de Competências Organizacionais;

Desenvolver e Capacitar profissionais que pretendam atuar como Consultores na Área de Avaliação de Competências Organizacionais.

O ALUNO SERÁ CAPAZ AO FINAL DO CURSO DE: 

Distinguir o perfil sedutor, o desafiador e o agressivo dentro de um mesmo espaço.

Aprender a identificar as posturas comportamentais adequadas ou inadequadas;

Compreender o motivo da aplicação das técnicas de sensibilização para finalizar o processo e como aproveitá-las na observação.

Adquirir competências para identificar a linguagem corporal e seus sinais.